Terça-feira, 2 de Fevereiro de 2010

3 de Fevereiro – DIA DOS HERÓIS MOÇAMBICANOS

 

Hoje é feriado em Moçambique. Comemora-se o dia dos Heróis Moçambicanos. Mas quem são os heróis que são homenageados neste dia? Serão aqueles que combateram nas matas contra o regime colonial português e, muitos deles assassinados pela Frelimo, cujos nomes foram esquecidos na voragem do tempo ou aqueles que, fruto de banditismo, crueldades, traições, matança do seu próprio povo e que, através da “benesse” do Governo Português da altura, chegaram ao poder?
Serão homenageados os mortos de Metelela, Lupilichi, Bilibiza e outros campos de extermínio?
Não terão sido heróis da luta anti-colonialista Urias Simango, Paulo Gumane, padre Mateus Gwengere, Joana Simeão, Celina Simango, Júlio Razão, Felipe Magaia e milhares de outros que foram assassinados pela Frelimo.
Não terão sido heróis moçambicanos todos aqueles que, sob a bandeira da Renamo, lutaram contra o poder totalitário e criminoso da Frelimo, após a tomada do poder, até aos acordos de Roma de 1992?
Heróis são, de acordo com o regime frelimista, entre outros, os seguintes:
- EDUARDO MONDLANE, primeiro presidente da Frelimo, de personalidade vacilante e vulnerável, que se deixou enredar pelas teias marxistas-leninistas, personalizadas pelo Samora Machel, Joaquim Chissano, Marcelino dos Santos e Sérgio Vieira, entre outros e das quais veio a ser vítima. Foi o homem que deu autorização a Samora Machel para que procedesse à eliminação física de Samuel Felipe Magaia, primeiro comandante das forças de guerrilha da Frelimo e entregou as funções ocupadas por este a Samora Machel e a Joaquim Chissano, ambos da ala marxista-leninista;
- SAMORA MOISÉS MACHEL, segundo presidente da Frelimo, eleito em circunstâncias pouco claras e possuidor de uma personalidade feita para “jogos de sombra” e que influenciou de tal modo Eduardo Mondlane para conseguir todo o poder da ala militar da Frelimo, tendo conseguido a anuência de Eduardo Mondlane para eliminação de Magaia, tomar o posto deste e ficar com a sua esposa Josina Muthtemba. Após a independência de Moçambique, implantou no país um regime marxista-leninista, com todas as consequências perniciosas para as populações e para a sua economia. Foi sob o seu mandato, tanto como presidente da Frelimo, como, posteriormente, de Moçambique que foram cometidos inúmeros crimes contra a Humanidade;
- JOSINA MUTHEMBA MACHEL, esposa de Samuel Felipe Magaia, veio a casar com Samora Machel, após o assassinato do seu marido. Não se lhe conhece qualquer actividade de relevo na luta de libertação, a não ser o apoio a crianças em “bases” da Frelimo, no Cabo Delgado. Morreu envenenada num Hospital de Dar es Salaam, de acordo com fontes fidedignas, por ordem do Samora Machel, que já estava enamorado pela Graça Simbine, mais tarde, Graça Machel;
- MARCELINO DOS SANTOS e SÉRGIO VIEIRA foram e continuam a ser figuras sinistras do regime, não só pelo que protagonizaram na luta de libertação, mas, ainda mais importante, por tudo o que se passou após 25 de Abril de 1974. Foram estas duas figuras sinistras que condenaram à morte, com Samora Machel, milhares de patriotas nos “tribunais revolucionários” de Nashingwea e em outras bases da Frelimo. São autores de crimes contra a humanidade;
- ARMANDO EMÍLIO GUEBUZA, actual presidente da República de Moçambique. A ele se deve toda a destruição do tecido económico do País, após a independência, com a famigerada ordem “24/20” e a deportação de centenas de milhares de moçambicanos para as zonas despovoadas do Niassa e Cabo Delgado, onde vieram a morrer vítimas de maus-tratos, fome, trabalhos forçados e fuzilamentos em massa, tudo isto originado pela sinistra “Operação Produção” da qual foi o autor.
 
Não me vou alongar mais neste artigo, porque a lista destes “heróis” seria imensa. Espero só que os moçambicanos comecem a ver a sua história, não pelos compêndios escritos pelos “papagaios” da Frelimo, mas pelos factos históricos que vão sendo relatados neste mundo global.
 
Ovar, 3 de Fevereiro de 2010
Álvaro Teixeira (GE)    

Publicado por gruposespeciais às 22:18
LINK DO POST | COMENTAR O POST
29 COMENTÁRIOS:
De Jaime Xirindza a 3 de Fevereiro de 2014 às 06:30
Se não fossem eles, o que seria de Moçambique?


De Abel henriques a 11 de Fevereiro de 2014 às 19:20
Agente podemos considerar heroi aquem lutou para a libertacao nacional?aquele que esta vivo ou morto?


De Anónimo a 1 de Fevereiro de 2015 às 06:47
para kem gosta de analisar,si for a tentar cmpreendr a xtoria k crescems a cnhecr a base de livros na xkola vai ver k so tem xeiro d pura mentira atraz d mentiras.
na vrdad nenhum heroi mocambikano e santo tdos tiveram sua parte podre,logo,eles tmbm mataram duma forma ocultada pra alcancar os seus objectivs.
tmbem nenhum xkritor iria dzr k samora mandou matar josina machel.pronto falei.


De osvaldo a 10 de Abril de 2015 às 06:14
se eu sobesse quem matou o heroi fundador da frelimo poderia tomar pena de morte


De Anónimo a 24 de Abril de 2015 às 19:57
Nos nosso s antepassados aconteceu coisas malucaxe


De Stela a 2 de Fevereiro de 2016 às 21:50
Para mim o heroi q adimiro é samora,q conheceu todas as provincias as crianças pobres como eu,n escolhia,todos passamos pelas suas 10 criadas da guidinha.e qualquer gatuno tinha o seu lugar,viviamos sem medo.e hoje n existe noticia sem morte porque......passei por mandamento d samora,se o emprego dependesse da historia dos herois seria a primeira nessa provincia.


De Anónimo a 3 de Fevereiro de 2016 às 05:48
Quero agradecer pela informação apesar de pobre que é, mas com ela os nossos filhos vao Rever e conhecerão este passado tão rui e vantajoso pra o dia de hoje


De Rodrigues a 3 de Fevereiro de 2016 às 18:28
Gostei d saber aserca de nosos herois uk fizerao por nos.


De Anónimo a 26 de Outubro de 2016 às 14:17
Heroi pra mim foi quem libertou povo mocambicano.voces sabem k foi prontos esse e meu ponto de vista


Comentar post

Subscreva a Newsletter do BLOG


Crear letrero en flash

Insira o endereço do seu Mail:

Delivered by FeedBurner



ARTIGOS RECENTES

ZECA CALIATE VOZ DA VERDA...

O SÉRGIO ´´SERIAL KILLER`...

A VERBORRÁICA DO REGIME D...

Biografia de Zeca Caliate...

Omar Ribeiro Thomaz fala ...

"EMBARRIGUECIMENTO DOS LI...

FRAUDES MACIÇAS NAS ELEIÇ...

Não deves nada à Frelimo,...

Metelela - Os crimes da F...

ESCLARECIMENTO

ARQUIVOS

Abril 2016

Março 2016

Outubro 2014

Agosto 2014

Maio 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Junho 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Junho 2012

Abril 2012

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

MAIS COMENTADOS

ÚLT. COMENTÁRIOS

Heroi pra mim foi quem libertou povo mocambicano.v...
Triste, pouco sabemos da nossa historia
É verdade isso
O Povo,unido,Jamais será vencido. Parabéns caliate...

tags

todas as tags

OUTROS BLOGS E MUITO MAIS




LinkLog


Siga-me no Twitter

Grupos Especiais - Moçambique

Divulga também a tua página