Quarta-feira, 17 de Março de 2010

A MINHA VIDA DE GE (Parte 12) - A vida no Inferno

 

(…/)
No regresso ao acampamento, procurei, sempre, avançar por itinerários que me pareciam os mais seguros.
Passada cerca de uma hora, mandei parar todo o Grupo, a fim de meditar sobre tudo o que tinha ocorrido naquela manhã terrível, inteirar-me da situação moral do GE e verificar a quantidade de munições que ainda nos restavam. Sentei-me, por uns momentos, a consultar a carta geográfica, porque tina a certeza que a retirada não iria ser fácil. Passados alguns momentos, chamei cada um dos militares, a fim de verificar a quantidade de munições que possuíam. O resultado foi desastroso, não consegui encontrar um elemento que tivesse mais do que uma cartucheira carregada, munições de morteiro esgotadas e a única granada defensiva que possuíamos era a que estava em meu poder. Procurei, com as balas que ainda sobravam em algumas cartucheiras carregar um ou outro “pente” das metralhadoras HK21.
O tempo que calculei para chegar ao acampamento seria cerca de um dia e meio e continuávamos numa zona infestada de tropas inimigas, pelo que todos os cuidados eram poucos. Dei ordens para não responder a qualquer flagelação, a fim de guardar as munições para qualquer emboscada que pudesse surgir. Reiniciamos o regresso e, tal como eu previa, fomos acompanhados de uma ou outra flagelação até ao escurecer do dia.
Escolhi um local para passar a noite, o mais seguro possível, mas com a certeza de que poderia haver um ataque de um momento para o outro. Aí passamos a noite, sem que nada acontecesse, mas, ao amanhecer, fomos acordados com novas flagelações, mas nada de preocupante. As flagelações acalmaram e, depois de tudo preparado, reiniciámos o regresso, sempre com a indicação expressa de não se gastarem munições, porque as poucas que tínhamos, poderiam ser vitais para qualquer eventualidade, uma vez que, de acordo com os meus cálculos, só iríamos chegar ao acampamento ao fim da tarde.
Começamos a avançar no terreno, sempre com a preocupação de percorrer um trajecto que não permitisse emboscadas. O calor começava a apertar e era, cada vez mais difícil, avançar no terreno. Lembro que estávamos a percorrer a Serra Choa e que a cada quilómetro que avançássemos, eram novas situações com que nos deparávamos. A vegetação era luxuriante, mas escondia perigos em qualquer altura. Cerca das onze horas da manhã, sofremos uma emboscada bem preparada pelo inimigo. Foi numa zona em que experimentei mais uma situação desconhecida para mim. Não houve qualquer baixa, mas foi numa zona onde havia algo de que eu ouvia falar, mas que desconhecia, era zona de feijão-macaco. São indescritíveis as consequências que o contacto com essa planta provocam. Uma comichão terrível que comecei a sentir e que aumentava à medida que cada vez mais coçava. Passei álcool pelos braços, mas a comichão aumentava cada vez mais, pelo que o caminho até ao acampamento foi de um sofrimento enorme.
Ao fim da tarde, tal como o previsto, chegamos ao acampamento e única satisfação que nos restava era a de que, depois de enfrentadas todas aquelas situações, termos chegados todos sãos e salvos.
 
Ovar, 17 de Março de 2010  
  Álvaro Teixeira (GE)

 


Publicado por gruposespeciais às 14:30
LINK DO POST
De Cindy Roberts a 19 de Março de 2010 às 18:06
Exmo Senhor:
Li o seu artigo sobre o tempo que passou em Moçambique...como soldado do grupo especial.Grupos como o seu ,senhor Teixeira cometeram serios serios crimes às populaçoes.....este é um facto indiscutivel ! O senhor tem que agradecer,que Moçambique nao é Bosnia,Sarajevo e etc onde membros de grupos especiais foram e sao julgados nos tribunais internacionais.Tambem agradeça,que os dirigentes moçambicanos estao hoje mais preocupados a encherem os bolsos deles de dinheiros e nao se preocupam de dar justiça aos muitos muitos moçambicanos,pretos ,brancos,mistos que sofreram nas maos de grupos especiais como o seu....É a triste historia moçambicana.Pena que a Frelimo nunca se tenha preocupada com o povo moçambicano e abrir processos criminais contra individuos como o senhor.O senhor nao me leve a mal.Eu nao sou da Frelimo.A Frelimo tambem cometeu crimes que deveriam ser julgados.É este medo que a Frelimo tem em abrir processos contra individuos como o senhor.Nao,por favor nao se faça de heroi.Por contrario pense na sua consciencia como ser humano.
Abraço
Roberts


De gruposespeciais a 19 de Março de 2010 às 18:09
Minha cara Senhora,
Deve estar equivocada com aquilo que escreveu ou, porque não leu os meus artigos no Blog ou então é por pura ignorância. Se tivesse lido o que escrevi, não vê, nem poderia ver, porque isso nunca existiu, qualquer relato de ataque a populações indefesas. Sempre preservei a dignidade humana de acordo com a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Eu não andei a matar pretinhos indefesos, ao contrário da Frelimo que o fazia e de forma tão bárbara como nem imagina. Protegi que tinha a proteger e só combati quem me combatia, isto é, utilizávamos as mesmas armas. Acho que comprou esta história muita barata ou foi a cartilha que lhe deram, porque se interessasse em saber algo mais, não escreveria as barbaridades que escreveu. Não me pesa na consciência qualquer morte, porque nunca matei ninguém, nem mesmo os soldados do meu GE. A senhora deve andar com essa cabeça toda baralhada, para não ter um pensamento escorreito e razoável. Primeiro, aconselho-a a informar-se e, só depois, com todos os elementos reunidos é que deverá fazer qualquer juízo de valor.
Não quero entrar em qualquer polémica consigo, porque se é moçambicana, deveria era aconselhar os descendentes da vítimas da Frelimo a exigirem a reparação da sua memória e não para aqui dizer parvoíces e falar de assuntos que, completamente, desconhece.
Passe bem
Álvaro Teixeira


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



ver perfil

. 2 seguidores

ARTIGOS RECENTES

ZECA CALIATE VOZ DA VERDA...

O SÉRGIO ´´SERIAL KILLER`...

A VERBORRÁICA DO REGIME D...

Biografia de Zeca Caliate...

Omar Ribeiro Thomaz fala ...

"EMBARRIGUECIMENTO DOS LI...

FRAUDES MACIÇAS NAS ELEIÇ...

Não deves nada à Frelimo,...

Metelela - Os crimes da F...

ESCLARECIMENTO

ARQUIVOS

Abril 2016

Março 2016

Outubro 2014

Agosto 2014

Maio 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Junho 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Junho 2012

Abril 2012

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

MAIS COMENTADOS

ÚLT. COMENTÁRIOS

Afinal Samora e os amigos foram traiçoeiros ,assim...
Caro amigo, se quiser partilhar a sua experiência,...
Sou um velho GE. Período 71/73.Comandei o GE 212 N...
Gostei de ouvir a messenge sobre os nossos heróis ...
EmFalta dizer que nesss fata te ofereceste para se...

tags

todas as tags

OUTROS BLOGS E MUITO MAIS

subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub