Por ser demasiado interessante e complementar o meu artigo anterior “3 de Fevereiro – Dia dos Heróis Moçambicanos, transcrevo o comentário de Francisco Nota Moisés acerca do referido artigo:
“Como em Moçambique não há, e nem pode haver, jornais electrónicos ou convencionais que possam publicar o que Álvaro Teixeira ou este autor pode escrever sobre a historia da Frelimo, ficamos gratos que o jornal electrónico, altamente livre, de "Moçambique para todos" nos conceda a liberdade de nos exprimirmos sem censura. Porque é que há tanta coincidência e similaridade entre aquilo que Teixeira e este autor dizem nas colunas deste jornal, enquanto, no entanto, Teixeira e este autor não se conhecem, e o autor acabou de conhecer o nome de Álvaro Teixeira nas colunas deste jornal e talvez Álvaro Teixeira também acabou de conhecer o nome do autor nestas colunas de Moçambique para todos?
É porque a verdadeira verdade não se pode ocultar enquanto que as mentiras se desfazem, por elas se assentarem em bases que são inerentemente frágeis e pelo facto de que os mentirosos podem se contradizerem tal como sob onde Mondlane morreu. Ensina a Frelimo que ele morreu no escritório da Frelimo, enquanto se sabe que ele morreu na casa da americana Betty King, que era amante do Mondlane, em Dar Es Salaam.
Quanto à morte da Josina, este autor sabia, também, da causa da morte da Josina Machel, a quem se atribui o título de heroína, simplesmente, porque foi a mulher de Machel e uma pessoa do sul. Alguém acabou de me dizer que a líder da liga feminina da Frelimo era Celina Simango e à Josina só se deu o título depois da queda de Urias Simango.
Se a Josina Muthemba, aliás Josina Machel, morreu no Muhimbili Hospital em Dar Es Salaam, onde o seu tio Samuel Sansão, o traidor que é um outro herói da Frelimo, onde estava internada, depois de ser envenenada por Samora Machel ou de se envenenar na sua tentativa de abortar uma gravidez, disse-se, que tinha com um outro homem e não com Samora Machel. O facto é que Josina nunca amou Samora Machel. Sempre esteve dedicada a Samuel Filipe Magaia.
Samora Machel, homem sem escrúpulos e de conhecidas tendências homossexuais, não teria hesitação em eliminar uma pessoa que lhe trouxesse problemas. Sabe-se que Samora Machel envolvia-se, em Nachingwea, em actividades homossexuais com três rapazes senas: Emílio António de Sousa, Caetano de Jesus Mbewa, que morreram há alguns anos atrás, o primeiro na Beira e o segundo na África do Sul. O terceiro rapaz é o bem conhecido Costa Magiga, que cooperou com a Frelimo para capturar o padre Mateus Pinho Gwengere, de Nairobi, Quénia, para Moçambique, onde foi executado.
E concordo plenamente com tudo o que Álvaro Teixeira diz, visto que eu próprio já disse as mesmas coisas nestas colunas de “Moçambique para todos”.”
Francisco Nota Moisés
Ovar, 5 de Fevereiro de 2010
Álvaro Teixeira (GE)
De wayz a 20 de Março de 2011 às 07:30
É tambem concordo a frelimo oculta a verdad d nossa historia até agora n é sabido quem matou samora...
De
Wetela a 21 de Setembro de 2011 às 20:19
Pode ate haver factos omitidos na historia do nosso pais,como em quqlquer parte do mundo,o que e\' mau,mas a pergunta que nao cala e\',sera\' que a verdade e\' esta que apresentam? Nao sera\' mais uma forma de nos confundir? Espero que nao!
De F. Mpofu a 27 de Outubro de 2011 às 07:43
Bem haja aos que lutam por trazer VERDADE DA NOSSA HISTÓRIA.
OS ditos libertadores comutam muitos factos reais e, em nome de homenagens vão escondendo quem são na verdade.
Prossigam, até a morte do NOSSO SAMORA!
Saudações!
Félix.Machava
Eles sao mesmo combatentes da furtuna. deló massango
De Cristovao nhamuave a 8 de Junho de 2012 às 06:52
A melhor verdade nao vira nunca, pois todos aqueles que vivenciaram aqueles tempo vao tombando cada vez mais, e agora o k esta acotecer é que cada pesso deduzi a historia para ganhar algo ao Povo Moçambicano.
De Cristovao nhamuave a 8 de Junho de 2012 às 06:53
A melhor verdade nao vira nunca, pois todos aqueles que vivenciaram aqueles tempo vao tombando cada vez mais, e agora o k esta acotecer é que cada pesso deduzi a historia para ganhar algo ao Povo Moçambicano.
De FADUCO a 7 de Setembro de 2012 às 18:27
Eu pretendo saber o que eles ganham com a falsificação da histosia
De FADUCO a 7 de Setembro de 2012 às 18:29
Eu pretendo saber o que eles ganham com a falsificação da histosia
De felix a 13 de Setembro de 2012 às 22:13
na verdade a frelimo combate a verdade a historia nossa esta coropida de mentira oluno cada vez mais q tira boa nota na historia mais coropido fica
De Anibal Junior a 28 de Setembro de 2012 às 10:23
o povo precisa de saber toda a verdade mas acredito k tarde ou cedo vai se desvendar o misterio
Comentar post