Quinta-feira, 26 de Março de 2009

Grupos Especiais ( GE´s) - Moçambique

Caros Amigos,

Criei este Blog no intuito de dar conhecimento das minhas opiniões relativamente à minha participação na Guerra Colonial, quer na Tropa Normal, quer como Combatente integrado nos Grupos Especiais (GE´s), em Moçambique, no período de Outubro de 1972 a Maio de 1974.

Tive conhecimento, há poucos dias, de que tem havido alguns encontros de ex-GE´s, mas, por desconhecimento, ainda não participei em nenhum.

Vou colocar um post com um pequeno resumo da minha vida militar, mas, antes disso, quero revelar os m/ contactos:

 

Álvaro Teixeira de Oliveira

tel: 256597260

tlm: 960491057

 

 Este Blog está aberto à participação de todos os que, independentemente das suas convicções políticas ou religiosas, residentes em em Portugal ou no estrangeiro, tenham vivido a experiência da Guerra Colonial, em Moçambique a partir de 1972 e no período pós 25 de Abril de 1974.

Os testemunhos recolhidos e outro material, como fotografias, irão ser tratados tendo em vista a publicação de um livro, quando a quantidade e a análise dos testemunhos assim o justificar.

Não haverá qualquer tipo de censura e os artigos e fotos de interesse referirão, sempre, os seus autores.

 

Para enviar os documentos, poderão utilizar os seguintes endereços:

 

a.teixeira.o@sapo.pt

alvarotoliveira@gmail.com

 

Vamos trabalhar juntos.

Obrigado

 

 

 

 

Clique nas imagens para aumentar         


Publicado por gruposespeciais às 17:28
LINK DO POST
De anonimo a 7 de Dezembro de 2015 às 19:50
OK. O nome não me e estranho mas sinceramente não estou a ver a cara. Sai de Mocimboa do Rovuma em finais de Julho de 1973 já não voltei. Sabia k o furriel Ernesto Luciano Mauá Morroto(como vez ainda me lembro do nome completo dele...) tinha morrido mas morto pela Frelimo depois da independência. Foi executado como todos os GES e demais colaborantes com o exército português. Foi pelo menos a informacao k me chegou e confirmada pela ex-mulher do Samora Machel em entrevista, k li, ao jornal Expresso, há uns anos.falei dezenas de horas com ele e sei histórias deliciosas contadas por ele. Em combate no mato ele era uma máquina infernal com quem aprendi muito. Sou de Chaves e aqui trabalho e vivo. Era alferes miliciano. Caro amigo GE Saramago, já sabes quem sou? Vá lá tenta adivinhar...


De antonio saramago a 26 de Dezembro de 2015 às 16:31
Caro Amigo, eu não fui GE eu era da companhia de Intervenção cart 7253, cheguei a M.Rovuma em janeiro de 73, portanto ainda sou do teu tempo
o ERNESTO em determinado momento passou-se novamente para a frélimo e antes disso como era ele o comandante dos GES de M. Rovuma ele põs o GES fazerem emboscadas ás nossas tropas e tudo isto porque o Comandante da CCS cortou nos alimentos para a PSICO, depois os soldados dos GES foram todos presos, nunca mais se soube nada do que lhes terá acontecido.
Correu a noticia em M. Rovuma de que o Ernesto tinha morrido numa armadilho num trilho dos FRÉLOS isto antes de Agosto de 74 altura em que FOMOS OBRIGADOS A ABANDONAR O AQUARTELAMENTO e ir a pé para Mueda, as veracidades dos factos não sei realmente quais são, isto foi o que nos informaram acerca do Ernesto, um abraço e ja agora apresento-mo
Antonio do Rosario Saramago sou de Santarém e por cá continuo. BOAS FESTAS.


De F. Pinto de Barros a 31 de Dezembro de 2015 às 00:18
Tudo bem. As intervenções que tive aqui como anónimo foi na perspectiva de evitar publicidades e fanfarronada gratuitas como vejo num ou noutro caso. E evidente que não tenho nada a esconder como nenhum de nos deve ter. Estive uns meses em Omar e depois fui para os GES. Quanto ao Ernesto, soube que os GES foram dizimados quase na totalidade. Lembro a entrevista da Graça Simbine, ex mulher e viúva de Samora Machel mais tarde casada com Nelson Mandela. Foi ministra da educação e sendo formada em Sociologia e espantoso como justificou os fuzilamentos: o governo de Moçambique não pode ter dentro do país homens altamente treinados conhecedores da mata e dos seus segredos. Eram uma ameaça para a segurança do governo e das populações. Logo a medida da sua eliminação impunha_se e foi assim que foi feito. Lembro os nomes do Armando, do Trindade, do Rachide, do Paulino, Xavier, Miguel,Assane,José Luís, Periquito( que se suicidou e deixou uma carta na mão a despedir_se de mim),Lucas,Lourenco,Candido, Maunda, Zé Manel e outros. Dizem_te alguma coisa estes nomes? Vou referir uma história engraçada: certo dia numa operação em data que já não recordo, proximo das margens do Rovuma, avistamos um elefante por entre a folhagem. Como eu tinha uma pequena pancada(hoje estou muito melhor...)meti na cabeça que tinha que o matar de nada valendo os avisos do Ernesto e dos outros GES. Dei_lhe mesmo um tiro e espanto dos espantos o bicho caiu. Os GES fugiram e eu fiquei sozinho. Passado algum tempo aproximaram_se e fomos ver. O elefante estava quase morto, esvaido em sangue porque tinha pisado uma mina anti carro e tinha uma pata desfeita e um rio de sangue a escorrer. Daí que tive esse caído com um simples tiro de G3. De tao fraco que estava. Da para acreditar? O Ernesto passou muito tempo a rir provavelmente da minha parvoíce. Os dentes do elefante deram depois uma grande chatice mas isto e outra história. Na CCS estava o Alf. Cruz( faleceu) e o Claro. Eu era o Alf. Barros do GE 209. Lembras_te? Pois então aqui estou eu mesmo. Se vieres a Chaves procuras o escritório do advogado Pinto de Barros e serás informado de imediato. Um abraço.


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



ver perfil

. 2 seguidores

ARTIGOS RECENTES

ZECA CALIATE VOZ DA VERDA...

O SÉRGIO ´´SERIAL KILLER`...

A VERBORRÁICA DO REGIME D...

Biografia de Zeca Caliate...

Omar Ribeiro Thomaz fala ...

"EMBARRIGUECIMENTO DOS LI...

FRAUDES MACIÇAS NAS ELEIÇ...

Não deves nada à Frelimo,...

Metelela - Os crimes da F...

ESCLARECIMENTO

ARQUIVOS

Abril 2016

Março 2016

Outubro 2014

Agosto 2014

Maio 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Junho 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Junho 2012

Abril 2012

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

MAIS COMENTADOS

ÚLT. COMENTÁRIOS

Afinal Samora e os amigos foram traiçoeiros ,assim...
Caro amigo, se quiser partilhar a sua experiência,...
Sou um velho GE. Período 71/73.Comandei o GE 212 N...
Gostei de ouvir a messenge sobre os nossos heróis ...
EmFalta dizer que nesss fata te ofereceste para se...

tags

todas as tags

OUTROS BLOGS E MUITO MAIS

subscrever feeds