Caros Amigos,
Criei este Blog no intuito de dar conhecimento das minhas opiniões relativamente à minha participação na Guerra Colonial, quer na Tropa Normal, quer como Combatente integrado nos Grupos Especiais (GE´s), em Moçambique, no período de Outubro de 1972 a Maio de 1974.
Tive conhecimento, há poucos dias, de que tem havido alguns encontros de ex-GE´s, mas, por desconhecimento, ainda não participei em nenhum.
Vou colocar um post com um pequeno resumo da minha vida militar, mas, antes disso, quero revelar os m/ contactos:
Álvaro Teixeira de Oliveira
tel: 256597260
tlm: 960491057
Este Blog está aberto à participação de todos os que, independentemente das suas convicções políticas ou religiosas, residentes em em Portugal ou no estrangeiro, tenham vivido a experiência da Guerra Colonial, em Moçambique a partir de 1972 e no período pós 25 de Abril de 1974.
Os testemunhos recolhidos e outro material, como fotografias, irão ser tratados tendo em vista a publicação de um livro, quando a quantidade e a análise dos testemunhos assim o justificar.
Não haverá qualquer tipo de censura e os artigos e fotos de interesse referirão, sempre, os seus autores.
Para enviar os documentos, poderão utilizar os seguintes endereços:
a.teixeira.o@sapo.pt
alvarotoliveira@gmail.com
Vamos trabalhar juntos.
Obrigado
Clique nas imagens para aumentar
Amigo Francisco Dores,
Eu não afirmei que o Wiriamu tivesse a ver alguma coisa com os GE´s . O que afirmo é que a propaganda internacional, apoiante da Frelimo, se aproveitou do assunto para dizer que as n/ tropas cometiam crimes como o de Wiriamu .
Aliás, as funções dos GE´s , também, passavam por cativar as populações para o nosso lado e nada têm a ver com massacres.
Isto que fique bem esclarecido.
Nunca se me constou que os GE´s tenham cometido qualquer crime de guerra, porque não era a nossa missão.
Um abraço. [
Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]
Amigo Francisco Dores, <BR>Eu não afirmei que o Wiriamu tivesse a ver alguma coisa com os GE´s . O que afirmo é que a propaganda internacional, apoiante da Frelimo, se aproveitou do assunto para dizer que as n/ tropas cometiam crimes como o de Wiriamu . <BR>Aliás, as funções dos GE´s , também, passavam por cativar as populações para o nosso lado e nada têm a ver com massacres. <BR>Isto que fique bem esclarecido. <BR>Nunca se me constou que os GE´s tenham cometido qualquer crime de guerra, porque não era a nossa missão. <BR>Um abraço. <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Alvaro</A> Teixeira
De Francisco Dores a 27 de Abril de 2009 às 14:27
No seguimento do que afirmei, aqui vai o nome da Compª
3ª Companhia de Comandos de Moçambique, cujo responsável era o Cap. Mil. Antonino Melo da Provincia, e já agora os vídeos, referentes ao Massacre.
http://ultramar.terraweb.biz/Imagens/Mo%C3%A7ambique_MassacredeWiryamu.htm
Um abraço
Francisco Dores
De
filipa a 1 de Agosto de 2009 às 22:43
Há um erro, não foi a 3º companhia de comandos. Foi sim a 6ª. A 3ª já não estaria no activo nessa altura.
De fAntonio Sousa a 20 de Abril de 2013 às 00:12
Este comentário vai atrazado, mas só agora detetei este blog, no entanto há que corrigir. Foi a 6.ª CCMoç e o Antonino Melo era alferes meliciano. Quanto há 3.ª é natural que estivesse no activo pois que os cursos de comandos coimeçaramem Montepuez em 1970, depois do Cap. Jaime Neves lá chegar.Conheci todas as comp de comandos em Moçambique, desde a 9.ºaté há 29.ª. O Jaime Nevesera o comandante da 28.ª, posteriormente é que passou a comandante do CIOE. GEs conheci 0 212 de Nsiroto.
De Fonseca a 17 de Abril de 2014 às 22:34
Quererás dizer 202 de Nairoto?
O comandante do Grupo 202 era eu...
No que respeita ao massacre de Wiryamu, sim confirmo que foi a 6ª Companhia de Comandos que o efetivou!
Eu fiz parte dessa Companhia!
De
filipa a 1 de Agosto de 2009 às 23:15
Não foi a 3º companhia de comandos mas a 6º companhia que esteve no massacre de wiriamu.
Saudações
De Jose manuel o almada a 4 de Janeiro de 2011 às 15:54
olá deixo esta mensagem para quem conhecer um antigo militar de engenharia companhia 9148 foi em 73 o nome era Mario o grande grupo do joão salgueiro canhoto jaime e almada que sou eu só o mario nao aparece nos encontros o joao já morreu os outros nao sei deles gostava muito de encontrar o mario estivemos em tete e mecumbura fico a espera
De Francisco Mota a 4 de Janeiro de 2011 às 18:25
Amigo José Manuel :
Eu estive em Mecumbura e Nura com a Engenharia que fomos buscar a Tete, e que na altura era comandada pelo Alferes Ulrich, isto passou-se em Agosto de 1972 até Janeiro de 1974.
Lembro-me de um Almada, um sujeito de estatura média,usava barba grande, moreno.
Mas acho que o nº da Companhia não era este.
Sempre ao dispor,
Francisco Dores
De Manuel Silva Vieira a 23 de Novembro de 2013 às 23:59
Viva José Manuel Rito Conchinho o "ALMADA" ,sou o Vieira e também gostava de saber do Mário mas estou em Gaia.Um abraço ,a ultima vez que nos vimos foi no almoço na Pontinha e temos uma foto em conjunto .Um até sempre amigo...
Comentar post